30 de nov. de 2011

[3DS] Análise de Super Mario 3D Land

O mais novo jogo do nosso querido e amado Mario está finalmente ao alcance de nossas mãos. O jogo é, junto com Mario Kart 7, uma das apostas da Nintendo para o 3DS esse fim de ano. Esse jogo marca também o retorno de uma roupa que muitos consideram a favorita em toda a série: a Tanooki Suit. Leia a seguir a análise do jogo e veja se ele realmente é tudo que prometeu: 

Assim que começamos o jogo, logo nos deparamos com uma pequena cutscene que basicamente nos conta a historia do jogo que é bem simples e direta, basicamente é isso: Um dia, um vento forte bateu numa árvore de Super Leafs e distribuindo essas Super Leafs por todo o Reino do Cogumelo, fazendo assim que vários monstros adquiram as caudas de Tanooki. De manhã, Mario e alguns Toads veem a arvore sem nenhuma folha e também uma carta mostrando que Peach tinha sido capturada por Bowser (Captain Obvius ataca novamente) e então Mario parte em sua mais nova jornada.

 
Intro do jogo

  • Jogabilidade:
O conceito usado para a jogabilidade desse jogo é muito interessante, os criadores queriam que esse jogo, que é em 3D, passasse o sentimento de estar jogando um jogo 2D do Mario. Por mais incrível que pareça, esse conceito é real. O jogo é simples e divertido como qualquer jogo 2D do Mario, sem deixar de lado a sofisticação de um jogo 3D. É como uma mistura de Super Mario Galaxy com New Super Mario Bros. O único ruim, é que ele acaba repetindo muitos aspectos dos últimos citados, enquanto novos aspectos parecem não ser aproveitados o suficiente. Se você já os jogou e for jogar Super Mario 3D Land, pode ter certeza que em algumas fazes você vai ter aquele sentimento de "eu já passei por isso antes".


                                                                      Primeira batalha contra Bowser                                                                                                                                                                                                

No jogo, não é mais utilizado o sistema de vida por moedas como em Galaxy, mas sim o sistema clássico do New Super Mario Bros. Como já mencionado anteriormente, a Tanooki Suit, roupa famosa de Super Mario Bros 3, está no jogo, se você não a conhece vou explicar o que ela faz: ela é uma roupa de Tanooki (animal de uma lenda japonesa que se assemelha a um Guaxinim) que dá a Mario o poder de bater em inimigos com a cauda e também "planar" por certo tempo após um pulo. Temos também a Boomerang Bros Suit, roupa inédita que habilita Mario a soltar bumerangues que podem causar dano em inimigos e também pegar certos itens e moedas. É possível manter os bumerangues por mais tempo no ar evitando que eles voltem para você se desviando deles. [Atenção, Spoiler] Há também outros Power-ups que são obtidos com o passar do game como a Stone Leaf e o Poison Mushrom que não é bem um Power-up [Fim do Spoiler]

Boomerang Flower

O estilo de mundos desse jogo também é diferentes dos demais jogos. Em outros jogo (geralmente) temos um tema pré-definido para cada mundo com por exemplo o "Mundo de fogo" onde todos os estágios são relacionados a fogo. Já esse jogo, não segue um tema fixo, a cada level de cada mundo você terá um estágio com características diferentes, e isso pode ser bom ou ruim dependendo da seu gosto.

Nota: 9.5


  • Visual:
Assim que você começar o jogo, vai se surpreender com o visual de Super Mario 3D Land. Se você já achava bom nos vídeos, fique sabendo que no real ele é bem melhor. Ele consegue levar o portátil até talvez seu limite, com gráficos quase de Galaxy, só que utilizando um pouco da técnica de Cel Shading (de Wind Waker) para desfaçar serrilhados e tornar o jogo mais bonito e colorido.

Here we go!

Mas não podemos falar do visual, sem mencionar o principal dele, que é o efeito 3D. Super Mario 3D Land é o primeiro jogo que foi feito realmente pensando no 3DS, para que tudo combinasse. Por exemplo, o efeito 3D age no jogo de várias maneiras, corrigindo serrilhados e afetando até mesmo a jogabilidade. Quando o efeito 3D ajudar numa fase, um símbolo aparecerá na tela do seu 3DS recomendando que você o ligue. Você pode sim jogar com ele desligado, mas vai estar perdendo grande parte da aventura.

Nota: 10.0
  • Som:
As músicas desse jogo talvez sejam o único aspecto que podemos (meio que) reclamar. Não que elas sejam ruins, não, pelo contrário, são ótimas. Só que praticamente 90% delas são músicas de jogos anteriores ou remixes delas. Sim, existem músicas totalmente iguais a jogos passados nesse jogo. Porém, não é algo que realmente incomode já que são ótimas músicas e as remixadas também ficaram bem feitas.

E outra, as poucas músicas originais são ótimas e parecem combinar perfeitamente com a fase aonde estão. tenho certeza de que se comprar o jogo, irá se pegar assoviando o tema dele várias vezes. Sim, é muito viciante.

Nota: 8.5
  • Diversão:
Bem, como posso dizer, esse jogo é simplesmente  muito divertido, sim isso mesmo. Sua dinâmica simples e objetiva faz com que cada fase seja sim, linear, mas muito divertida já que cada uma tem seu aspecto diferente. A mistura entre o 2D e o 3D, vai lhe dar a diversão de um Mario 2D misturada com a satisfação de um Mario 3D o que lhe passa um sentimento que não dá pra explicar, apenas lhe dá uma vontade de jogar mais e mais.

Cuidado com o Bob-omb, Mario!

O jogo só peca por não ter um multiplayer, o que deixaria ainda mais divertido. [Atenção, Spoiler] Sim, você poderá jogar com o Luigi depois de terminar os mundos normais e o primeiro mundo especial, mas não dá pra jogar com um amigo [Fim do Spoiler]. Meu aviso final é: cuidado, você vai se viciar nesse jogo.


Nota: 9.8

 Jogabilidade: 9.5 | Visual: 10.0 | Som: 8.5 | Diversão: 9.8

Nota final: 9.5

"Ótimo"


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