3 de nov. de 2011

Yoshi no Hausu #02 - Mother 3 [GBA]


Tadaimaaaa minnaa-saaaaaan~
Sejam todos bem vindos ao Yoshi no Hausu!!!!

O game da semana é o RPG mais estiloso, cult, hardcore e triste de todos os tempos, MOTHER 3! \O/

Ele foi desenvolvido pela HAL Laboratory, Inc. e Brownie Brown e publicado pela Nintendo para o Game Boy Advance em 20 de abril de 2006. Ele foi lançado apenas no Japão, até atualmente. Foi criado e dirigido por Shigesato Itoi , com música de Shogo Sakai. Mother 3 conta a história de Lucas, um menino e seus amigos que viajam a Islands Nowhere para salvar as ilhas de um exército invasor e seu líder, a introduzir novas tecnologias e infra-estrutura para as ilhas.

Até seu lançamento, o jogo permaneceu no topo da lista de jogos mais procurados da Famitsu. Imediatamente, antes de seu lançamento, Mother 3 foi o jogo mais procurado no Japão de acordo com a Weekly Famitsu.


A origem de Mother 3

O game começou com um projeto intitulado "EarthBound 64", uma seqüência direta do segundo jogo da série Mother, conhecido como EarthBound no ocidente lançado para o Super Nintendo.
EarthBound 64 estava em desenvolvimento há muitos anos, até que o projeto foi finalmente encerrado em 21 de agosto de 2000, parcialmente devido à certas falhas da unidade de disco do Nintendo 64, o Nintendo 64DD. Mother 3 foi anunciado em Junho de 2003 nos os comerciais de Mother 1 + 2 nas redes de televisão no Japão. Os detalhes de seu desenvolvimento foram mantidos em segredo, apenas um trailer e algumas imagens foram divulgadas. O que temos certeza é que EarthBound 64 foi totalmento reformulado em Mother 3.

Comercial de Mother 3 para Nintendo 64DD

Comparação entre o Nintendo 64DD e Game Boy Advanced:

(Clique para ampliar)



Resumão da história e personagens principais

A história de Mother 3 acontece nas Ilhas Nowhere, em um período de tempo desconhecido. O caos se instala depois de uma invasão pelo Exército Pigmask, em homenagem aos uniformes que se assemelham a porcos, e seu líder "King Porky", vindos de um lugar diferente do tempo. Eles lentamente constroem uma força policial, que fazem testes na fauna e flora da Terra , introduzindo novas tecnologias e infra-estrutura nas ilhas. Os vários capítulos do jogo registram a vida de um menino chamado Lucas, sua família e amigos, unindo-se para livrar o Nowhere Islands do Exército Pigmask.



O jogo começa com Flint, que após um incêndio na floresta, descobre que sua esposa Hinawa e seus filhos Lucas e Claus não voltaram para a aldeia ainda. Ele então se propõe a procurar por eles com a ajuda de seu cão, Boney e o ladrão de residências, Duster. Ele logo descobre que sua esposa morreu, deixando seus filhos órfãos de mãe. Depois de descobrir que Drago que matou sua mãe, Claus decide ir atrás dele para matá-lo. Flint, com a ajuda de Alec, pai de Hinawa, vai procurá-lo. Claus perde a batalha e é dado como morto, pois seu corpo desapareceu e Flint não conseguiu o encontrar aos redores. E assim inicia toda aventura em Nowhere Island.


Ao contrário dos dois primeiros jogos, o foco não está mais em um grupo de crianças. Alguns capítulos colocar personagens completamente diferentes no papel protagonista. Em um capítulo o jogador controla Duster, um ladrão manco, em outro capítulo, o personagem principal é Salsa, um macaco que está constantemente sofrendo abusos por parte de um rico comerciante viajante chamado Fassad. A única criança que o jogador pode controlar em todo o game é Lucas, que tem cerca de 9-10 anos de idade nos três primeiros capítulos e 12-13 anos no restante do jogo. Mais personagens controláveis ​​incluem: Kumatora, uma princesa moleca, Flint, um cowboy de meia-idade estranho pai de Lucas, e o cão de Lucas, Boney.


Fiel ao slogan do jogo "estranho, engraçado e de partir o coração", Mother 3 possui um enredo mais peculiar comparado aos jogos anteriores, e tem como ponto forte uma história muito mais sombria e bem mais emocional. A trama envolve alguns eventos trágicos e tristes, como mortes, perdas de pessoas amadas, sequestro de macaquinhas e violência contra animais silvestres. xD
No entanto, o jogo ainda mantém elementos muito bem-humorado e bizarro que são destaques da série.


Aparições em outros games

As principais aparições dos personagens de Mother 3 e no jogaço de Nintendo Wii, Super Smash Bros Brawl, onde Lucas é um dos personagens jogáveis.




Em Super Smash Bros Brawl temos direito até a uma versão bem bacana da música You Call This a Utopia?! música tema de New Pork City em Mother 3.


E o jogo A Kappa's Trail desenvolvido pela Brownie Brown para DSi Ware faz referencia a alguns personagens de Mother 3, como Ocho e Pigmask.





Fan translation?!

Mother 3 é um daqueles jogos de RPG que você sempre vai sonhar em jogar, mas nunca poderá tê-lo original em seu Game Boy Advanced, devido o seu lançamento ter sido apenas em terras nipônicas. A não ser que você saiba ler em japonês. xD

Diversos de fãs de Earthbound, frustrados por terem aguardado por 12 anos o lançamento de seu game mais querido em japonês, uniram-se no site starmen.net e criaram um grupo de tradução. Em dois anos traduziram todo o jogo para a língua inglesa e disponibilizam o patch para download em um site específico na internet.

Para os curiosos, fãs e amantes dos jogos de RPG vale a pena dar uma conferida na tradução. Basta clicar no link ao lado >>> The Mother 3 Fan Translation


Considerações finais


Na minha opinião, Mother 3 é um dos melhores jogos de RPG já lançado nos consoles da Nintendo. Me arrisco até em dizer que é o melhor dos melhores. Seus gráficos em 2D são nota 10, muito bem desenhados e animados.

A trilha sonora é viciantemente psicodélica. A ambientação nos tempos de hoje, nos aproxima do "clima" que o game proporciona.

Os capítulos dividem, e unem, a história muito bem. Mostrando em certos momentos uma mesma situação em pontos de vista distintos. Sem contar com o clima pesado, entre perda de entes queridos, e a necessidade de superação, crescimento do eu interior de alguns personagens transformam um jogo aparentemente infantil em um jogo totalmente adulto.



Em alguns jogos de RPG o fato de subir de nível, treinar e enfrentar dezenas de monstros tornam o jogo chato e massante. Em Mother 3 as coisas não são diferentes. Devida à dificuldade elevada dos chefes e de alguns inimigos no cenário, nos levam a perder horas e horas treinando no mesmo lugar até atingir determinado nível. Em compensação, a vontade de avançar na história será tão grande que poucos sentirão tédio ao perder umas horinhas para subir uns 4 níveis.

E apesar do clima pesado da história de Mother 3, existem diversos momentos bem divertidos no jogo. Como por exemplo na parte em que o pai de Duster dança para abrir uma passagem secreta. Os monstros que surgem no cenário são bem caricatos, como no Earthbound, e as situações criadas pelo próprio Duster são engraçadas também.


Gráficos: 10 - Som: 10 - História: 10 - Replay: 8 - Diversão: 10

Nota geral: 9,6



OBS: A Yoshi's House não incentiva e nem apoia qualquer tipo de pirataria.
E muito menos se responsabiliza por qualquer dano causado por usos irregulares de ROMs ou Flashcards.
Esse seria um bom assunto para um podcast... xDD

0 comentários:

Postar um comentário