7 de dez. de 2011

[Wii] Review - The Legend of Zelda: Skyward Sword

Depois de uma longa e sofrida espera, finalmente The Legend of Zelda: Skyward Sword está ao nosso alcance! Nós do Yoshi's House já jogamos e zeramos. Confiram o nosso review abaixo!


Skyward Sword teve seu anúncio na E3 de 2010, sendo o primeiro Zelda produzido especificamente para o Wii, sendo obrigatório o uso do Wii MotionPlus, prometendo uma experiência de jogo nunca tida antes.



  • História
A estória sempre foi um dos pontos fortes na série Zelda, e isso definitivamente não muda em Skyward Sword. Prepare-se para jogar um game com uma trama épica e encantadora. na qual você incorpora o personagem, no caso Link, e não sossega enquanto não souber de cada detalhe.
Zelda: Skyward Sword começa em um dia importante para os estudantes da Knight Academy, o dia em que irá acontecer a Wing Ceremony, uma cerimônia em que os estudantes competem em suas Loftwings, que são uma espécie de ave usadas pelos cidadãos de Skyloft para voarem em torno da mesma, em busca de outra que está carregando uma estátua. O primeiro que pegar a tal estátua vence e participa de uma cerimônia para subir seu nível na academia, tornando-se o de Herói da Deusa.
Link é um estudante da academia, porém não se dedica muito, então Zelda, sua amiga de infância, o obriga a treinar um pouco antes da cerimônia, mas sua Loftwing não atende ao chamado.

Link e Zelda a sós após a cerimônia

Após encontra-la, a cerimônia começa e Link vence. Ao terminar a cerimônia, Link e Zelda saem para um voo a sós, quando do nada um tornado aparece e some com Zelda. Link então, parte em uma jornada para encontra-la. A estória é basicamente essa, mas obviamente, grandes revelações e reviravoltas são feitas ao decorrer do game. Revelações até mesmo sobre a cronologia de Zelda, que é uma coisa bastante complicada e cheia de mistérios. Mas vamos deixar este assunto para outra hora.

  • Jogabilidade
A jogabilidade de Zelda: Skyward Sword é totalmente diferente de qualquer outro Zelda ou até mesmo de qualquer outro jogo que você já jogou. Utilizando o Wii MotionPlus, faz com que os seus movimentos sejam reproduzidos no game por Link. Imagine que o Wii Remote + Wii MotionPlus é sua espada e o Nunchuk é seu escudo. Incrível, não? Uma coisa que exemplifica bastante a funcionalidade dos controle são os Goblins. Você tem que prestar atenção na direção que ele está segurando sua arma. Se ele estiver segurando-a horizontalmente e tentar golpeá-lo com sua espada na vertical, ele irá se defender revidando o golpe.

Link reproduz os exatos movimentos que você faz com o Wii Remote

Graças a essa jogabilidade realista, o uso dos itens e habilidades ficaram ainda mais intuitivos.
Uma coisa que gostei muito enquanto estive jogando foi o Skyward Strike que é uma espécie de "poder" da Goddess Sword. Basta manter a espada para cima por uns segundos para concentra-lo, soltando o mesmo na direção que você mexer o Wii Remote. Você terá que usa-lo várias vezes durante o jogo.
Quanto aos itens, posso dizer que nunca foi tão bom utiliza-los em algum Zelda. Você com certeza vai se pegar de vez em quando usando os mesmo à toa pelo cenário. Um dos itens que mais me chamou atenção foi o Beetle. Como vocês perceberam nos trailers, um dos itens clássicos que não estão presentes no jogo é o Bumerangue, mas o Beetle tem praticamente a mesma função dele, que é ir em algum lugar relativamente distante, e pegar alguma coisa (como por exemplo uma chave), ou ativar / desativar algum switch. Para controla-lo  você tem que ir guiando com seu Wii Remote na direção que você quer que ele vá. Vire o Wii Remote para a direita se quer que ele vá para a direita, vire para a esquerda se quer que ele vá para a esquerda. Simples e  intuitivo.

Link controlando o Beetle

Mas não apenas o Beetle, como todos os outros itens são fáceis de aprender a utilizar, realmente funcionam muito bem. Os itens clássicos, como o Arco e Flecha, ou a Bomba, agora tem uma utilização diferente. O Arco e Flecha tem um manejo semelhante ao do Wii Sports Resort. E agora você pode jogar a Bomba para o alto, ou joga-la como uma bola de boliche, também semelhante ao Wii Sports Resort. 
Não irei falar sobre todos os itens, senão ficará muito extenso, mas já dá para vocês terem uma ideia.
Outro ponto que eu gostaria de falar é sobre o voo com o pássaro, a Loftwing. Você pode ir em diferentes regiões de Skyloft em cima de seu pássaro, tanto para chegar nas dungeons ou para completar quests. Para voar é bem parecido com a utilização do Beetle, as únicas diferenças é que para bater suas asas, é necessário mexer o Wii Remote verticalmente e apertando o botão "A" para ir mais rápido (semelhante às cenouras da Epona, em Ocarina of Time).
Esses são, na minha opinião, os principais aspectos da jogabilidade, mas não todos.

  • Visual
Com gráficos mesclados de Twilight Princess com Wind Waker, Skyward Sword conseguiu a perfeição. Pegando os pontos positivos de cada um, Skyward Sword consegue ter a seriedade de Twilight Princess e as cores fortes de Wind Waker. Mas não para por aí, The Legend of Zelda: Skyward Sword também tem influências de artes Impressionistas (movimento literário do século XIX). Miyamoto se inspirou principalmente nas artes de Paul Cézanne, um dos principais artistas impressionistas.
Dá para se perceber certas "pinceladas" nos gráficos, o que é um charme à parte do game.

Paul Cézanne

Veja uma comparação abaixo de uma imagem do game com uma arte de Cézanne:


Notou as semelhanças?

Os gráficos de Skyward Sword são simplesmente lindos, bonitos de se olhar. Você provavelmente vai ficar olhando alguma paisagem por alguns minutos de tão bonitas que elas são. 
Sem dúvida, é o jogo com gráficos mais belos para o Wii. 

  • Som
A trilha sonora de The Legend of Zelda, na minha opinião, é uma das coisas mais bem feitas e artísticas da série, ela sempre consegue expôr exatamente o que está acontecendo por intermédio de músicas com um arranjo sem igual, que dependendo do momento consegue até mesmo tirar umas lágrimas de seus olhos. 
E em Skyward Sword isso não muda nem um pouquinho. Nos momentos mais críticos do game em que a história está tendo seu desenrolar, e começar a rolar uma música épica de fundo, ou quem sabe a linda e famosa "Zelda's Theme", você provavelmente vai se arrepiar, do mesmo jeito que se arrepiou em Ocarina of Time, por exemplo. 
A trilha sonora deste mais novo game da série é totalmente orquestrada, como em Super Mario Galaxy, por exemplo.
Como em Ocarina of Time, Link também possui um instrumento musical em Skyward Sword, que seria a Harpa, na qual ele ganha no decorrer do game e é muito importante para a história do game. Mas o que eu pude perceber é que, infelizmente, as músicas tocadas com a mesma não são tão marcantes como as tocadas na Ocarina. Mas mesmo assim, não é nada de alarmante, apenas não fez muita diferença.

Link aprendendo uma música com sua Harpa

O jogo original, vem acompanhado de um CD com algumas das melhores músicas da série, totalmente orquestradas também, o que é um estímulo a mais para comprar o game.
Colocarei abaixo algumas das músicas que mais se destacaram ao meu ver no game, não todas, mas algumas:


  • Diversão
Logo no anúncio do game, a Nintendo disse que Skyward Sword teria um grande foco na diversão. Dito e feito! Ele sem dúvida é o mais divertido da série, justamente por causa de sua jogabilidade realística, que te faz querer matar todos os monstros e cortar toda a grama que você ver.
Não que os outros jogos da série não sejam divertidos,
mas Skyward Sword realmente superou nesse aspecto.
Você consegue terminar a história principal do game por volta de 40 - 50 horas de jogo, e se você fizer todas as sidequests e zerar no Hero Mode, pode aumentar ainda mais o seu tempo de diversão, chegando a até 100 horas de jogo!

  • Considerações finais

The Legend of Zelda: Skyward Sword é realmente tudo que um gamer pode querer, seja um mais velho ou um mais novo. 
Com elementos novos misturando-se a antigos, Skyward Sword se torna um game simplesmente necessário na sua biblioteca de games, principalmente se você é um fã da série Zelda. O game consegue bater de frente até mesmo o clássico e renomado Ocarina of Time. 
A Nintendo conseguiu renovar mais uma vez uma série que sempre foi renovadora desde 25 anos atrás.
Este é, sem dúvida, um feito que só mesmo a Nintendo consegue fazer.

Jogabilidade: 10.0 | Visual: 10.0 | Som: 10.00 | Diversão: 10.0

Nota final: 10.0



3 comentários:

Hideki disse...

Tudo bem que voc~e é uma pessoa suspeita para dar uma nota ara esse jogo, mas quem de nós não é? xD Bom trabalho, garoto.

Espero conseguir jogar esse jogo durante essas férias de faculdade! :D

Renan Rocha disse...

Todos somos suspeitos, mas cara... me fale um defeito grande no jogo. Sério, não existe. xD

Igor Sano disse...

O grande defeito desse jogo é não ter mais 50 dungeons extras! xDD

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