10 de nov. de 2011

Yoshi no Hausu #03 - Wonder Project J - Kikai no Shounen Pino


Ohaaayoo minnaaa~ \O/

Hoje é dia do Yoshi no Hausu #03!
E nesta edição traremos um jogo desconhecido por muitos gamers atuais, o Wonder Project J - Kikai no Shounen Pino (ワンダープロジェクトJ 機械の少年ピーノ ou Wonder Project J - Garoto Mecânico Pino).

Desenvolvido pela Almanic Corp. e publicado pela Enix America, Inc., Wonder Project J é um game de RPG e foi lançado para o Super Nintendo no Japão em 9 de Dezembro de 1994.



História

Um doutor chamado Geppetto morava sozinho em sua casa, trabalhando em um robô, modelo 4649 para lhe fazer companhia (suponho eu...). O robô foi feito para ser como um menino, e foi lhe dado o nome de Pino (embora você possa renomear como quiser). Para obter todas as coisas necessárias para ser um "menino de verdade", Pino precisaria ativar os sete circuitos do coração para despertar o Circuito J. Ao descobrir que Dr. Geppetto estava desenvolvendo o modelo 4649, o Primeiro Ministro Messala dá ordens diretas a seus soldados para prenderem o Doutor.

Tinker... Essa não é a Bell! xD

A partir daí, cabe a fadinha robô Tinker cuidar da criação de Pino com a ajuda do jogador. Seu objetivo é mostrar o certo e errado, dar broncas e elogios, de acordo com as atitudes de Pino.


A inspiração para este jogo foi claramente tirada da história de Pinóquio. Nem precisa dizer nada sobre isso. xDD
A trama não é muito complexa. O jogo é divido por capítulos, resolvendo as tarefas e seguindo em frente. Wonder Project J merece muitos crédito por sua originalidade, tanto na história e inovação. O objetivo final do jogo é meio incerto, mas as coisas sobre o passado de Pino e o Circuito J são revelados conforme o jogo progride.


Gameplay


O jogo é focado em um menino robô chamado Pino. Seu único meio de dar os comandos é através de uma fada robótica chamada Tinker. Além disso, os comandos que você pode dar a Pino são muito básicos, tais como ''Vá aqui'', ou ''não faça isso''. No início, Pino sabe muito pouco sobre o mundo ao seu redor e suas habilidades de lógica são muito pouco desenvolvidos. Cabe ao jogador ensinar Pino como interagir com o ambiente de uma forma positiva.


Existem diversas características para serem evoluídas durante o jogo. Mesclando elementos RPGs em um estilo meio The Sims, onde para você progredir em determinada característica você precisa fazer uma coisa específica. Como por exemplo, para subir pontos de braço você precisa ficar arremessando uma bolinha rosa. Quando Pino acertar o arremesso você deverá elogia-lo ou se ele errar terá que dar broncas nele.
Isso influenciará em outras características como Ataque, Integridade, etc.Pino pode ficar meio mal criado se você deixar ele fazer as coisas erradas e não falar nada... Então dê bronca sempre em que errar, mas tome cuidado para seu Estresse não subir muito! xD

AAAAH MULEQUEEE!!!

Os gráficos! *o*

Os melhores gráficos do Super Nintendo na minha opinião estão neste jogo.

Uma curiosidade relacionada ao design deste game: Toshihiro Kawamoto, diretor e co-fundador do estúdio Bones, character designer e diretor de animação do anime Cowboy Bebop, é o character designer também de Wonder Project J. Acho que por esse motivo que o game é tãão bem animado e desenhado!! xD

Segue alguns vídeos para vocês terem uma idéia...





Músicas

A OST do jogo é bem divertida e não é enjoativa. Muito bacana! ;D





Tradução


Wonder Project J - Kikai no Shounen Pino é mais um daqueles jogos maravilhosos que só saíram no Japão para variar... Mas os gamers brasileiros não são bobos e nem deram mole, trataram logo de traduzir o jogo em 2005, logo depois do lançamento da tradução americana feita pelo grupo Wackdhacks. A tradução brasileira foi feita pelo grupo Trans-Center.

Progresso da tradução: Textos em 100%; Gráficos em 80%; Acentuação em 95%; Revisão em 90%

Curiosos? Confiram a tradução no link ao lado: Wonder Project J traduzido PT-BR


Trailer do jogo



Considerações finais



Gráficos maravilhosos, trilha sonora agradável, jogabilidade inovadora e uma história muito divertida. Esse á Wonder Project J - Kikai no Shounen Pino, um jogo desconhecido por muitos que infelizmente não foi lançado no ocidente e nem teve o destaque merecido nos dias de hoje.

Recomendo muito que joguem este jogo. E mesmo com todas as críticas de sempre contra roms e emuladores, acho que em determinados casos, como este, considero válido o uso dos mesmos. Afinal, quando poderemos jogar um game bom como este? Algum dia alguma empresa vai resolver traduzir e lançar esses jogos aqui no ocidente?? Eu penso que nunca. Infelizmente...

Pois do modo em que os games vão evoluindo em tecnologias gráficas, jogos mais antigos passam a ser obsoletos (feios, malfeitos, etc.) e acabam sendo discriminados pelas gerações atuais de gamers, onde só se preocupam com gráficos impressionantes e jogabilidades mais simples.

Acho injusto só os japas terem o privilégio de jogar games tão bons como este e outros mais.

Por isso acho considerável o uso de roms, emuladores e patches! xD

Enfim, este é Wonder Project J. Em breve pretendo falar um pouco sobre a continuação direta do game, o Wonder Project J2: Koruro no Mori no Josette de Nintendo 64! ^^


Gráficos: 10 - Som: 8,5 - História: 8 - Replay: 10 - Diversão: 10

Nota geral: 9,3





OBS: A Yoshi's House não incentiva e nem apoia qualquer tipo de pirataria.
E muito menos se responsabiliza por qualquer dano causado por usos irregulares de ROMs ou Flashcards.
Nesta postagem eu já dei algumas de minhas opiniões sobre roms, emuladores e afins...


1 comentários:

Postar um comentário