Freakyforms: Your creations, alive! é atualmente um dos jogos mais badalados da Nintendo eShop. O game foi lançado no shopping virtual da Nintendo em 7 de Setembro de 2011 no Japão, e logo em seguida ganhou seu espaço no Ocidente no dia 10 de Novembro de 2011.
Desenvovido pela desconhecida empresa Asobism e publicado pela Nintendo, Freakyforms tem sido um dos jogos mais baixados no eShop.
Trailer oficial do Nintendo eShop
Com uma temática bem simples, o game se resume em criar monstrinhos esquisitos chamados Formees, comer frutinhas das árvores para colocar ovos e ganhar dinheiro, distribuir suas criações por QR Codes e/ou via StreetPass.
O inicio...
Antes de qualquer coisa você terá que dar um nome ao seu mundo, o seu planetinha. E conforme o decorrer do jogo, serão habilitados diversas coisas diferentes para incrementar o Little Big Planet de seus Formees. Como por exemplo: casas, árvores, nuvens... E todos esses itens são personalizáveis. *o*
Quanto mais Formees você criar, maior ficará o seu planeta. Existem mais de 500 itens, partes e acessórios em todo o jogo.
Gameplay
Freakyforms dispõe de uma jogabilidade bem simples e fácil, basta clicar na telinha inferior e andar livremente pelo mundo a fora.
Este é o círculo onde poderá controlar seu bichinho.
Alguns Formees são mais rápidos, outros podem voar, alguns são mais lerdinhos... Tudo irá depender do modo e de quais "partes" você utilizou na hora de criar o monstrinho.
Durante o jogo seu Formee terá que falar com outros amiguinhos e cumprir algumas missões, como dar carona até certo ponto, comer frutinhas, catar ovos, pegar esmeraldas, etc.
Fotografando um Formee com AR Card
Freakyforms além de permitir a criação dos Formees e dos cenários no geral, permite também que o jogador compartilhe com seus amigos as suas criaturas via Streetpass ou AR Codes.
O jogador também pode fotografar os Formees usando seus AR Cards em qualquer lugar.
Gráficos
Por ser voltado para um público mais infantil, os gráficos de Freakyforms são bem simples. Porém a ambientação feliz do jogo, seus efeitos 3D e seus gráficos bem coloridos e bonitinhos, conseguem agradar pessoas de todas as idades.
Sons estranhos, músicas ambientes e vozes loucas
As músicas ambientes bem agradáveis, bem tranquilas. Porém, o ponto forte dos sons deste jogo está nas vozes loucas que você pode dar ao seus Formees durante a criação dos mesmos.
É uma pena ainda não termos nada relacionado aos sons do game pela internet, a OST é divertida e tranquila.
Mais do mesmo? Plágio?
Alguns jogadores mais antigos de Nintendo DS devem ter notado muitas semelhanças entre Freakyforms e outros jogos já lançados no portátil. Segue abaixo uma pequena análise que fiz com base em outros jogos de DS.
A primeira semelhança que eu notei foi com o game Draw to Life, onde você desenha o seu personagem principal e alguns (ou quase todos) os elementos do cenário do game.
A diferença é que em Freakyforms as coisas são criadas a partir de formas já definidas, e em Draw to Life você mesmo que desenha tudo.
Logo em seguida vem o Spore Hero Arena...
Neste game as semelhanças são maiores durante a criação de monstrinhos.
As partes já são pré-definidas e o jogados, com as ferramentas a sua disposição, monta seu bicho feio a sua própria moda.
Neste game também é possível compartilhar seus monstros, e até batalhar como em Pokémon...
Exemplos:
Existem diversas outras semelhanças com outros games do gênero, da própria Nintendo como de outras empresas e desenvolvedoras. Essas comparações valem para tirar a nota final de Freakyforms, que mesmo possuindo essas semelhanças (as vezes beirando a um plágio descarado), possui uma coisa mágica que nenhum deles possuem. A inocência.
Em todos os jogos mencionados existe a competitividade com uma violência camuflada, a existencia de algo maligno do qual se deve enfrentar. Em Freakyforms isso não existe.
O objetivo principal do jogo é se divertir, brincar com seus amigos e viver no seu mundo feliz de Freakforms em seu 3DS!
Don't worry Be happy!
Gráficos: 7,5 - Som: 8 - História: 6 - Replay: 10 - Diversão: 10
Nota geral: 8,3
0 comentários:
Postar um comentário